Tradições culturais resgatadas na Festa Junina do AB Sabin + Fotos

Tradições culturais resgatadas na Festa Junina do AB Sabin

30/06/2017 13:28:55 De Norte a Sul do país, as festas juninas são grandes eventos populares introduzidos no Brasil por meio da colonização dos portugueses e, que, com o tempo, foram ganhando influências próprias.
 
Além de ajudarem a manter vivas as tradições e costumes de um povo, as festas juninas são manifestações culturais que contribuem como instrumento pedagógico nas escolas, fortalecendo o aprendizado sobre a diversidade cultural de nosso país.
 
No AB Sabin, a Festa Junina de 2017 teve como norte o projeto “Culturas de lá e de cá” e as turmas contemplaram danças tradicionais brasileiras e outras oriundas de diferentes países estudados por nossos pequenos.
 
A professora Fabiana Kalandjian conta que, no primeiro semestre, o Maternal I conheceu a cultura africana e apreciou aspectos ligados à arte, culinária, músicas, e ao ritmo envolvente das danças. “Por isso, a apresentação dos alunos reuniu a cultura africana e a tradição brasileira das danças juninas infantis, alegrando o ambiente com o ritmo animado de ‘Samba Lelê’”.
 
Os alunos do Maternal II exploraram a dança típica da Itália e um instrumento muito utilizado no país, o pandeiro. “Por meio de vídeos e histórias, eles também aprenderam que nossa quadrilha é influenciada pela cultura francesa e conheceram o principal instrumento utilizado nas músicas francesas, o acordeom, mais conhecido no Brasil como sanfona. No dia da festa, eles esbanjaram alegria ao dançar a canção ‘Periquito Maracanã’”, explica a professora Raquel Atum.
 
Os pequenos do Pré I apreciaram a culinária, as brincadeiras, as festas típicas, os animais e os principais pontos turísticos da China. “As mediações diárias feitas pelas professoras durante as aulas permitiram que eles se apropriassem de novos conhecimentos, aguçando sua curiosidade. Tanto que, espontaneamente, começaram a fazer comparações entre as culturas brasileira e chinesa!”, ressalta a professora Daniela Claris. Além de representar uma dança típica chinesa utilizando um dragão, o Pré I também dançou a música “Capelinha de melão”.
 
Já o Pré II explorou, ao longo do semestre, diversas atividades relacionadas ao folclore brasileiro, como brincadeiras, lendas, mitos, culinária e danças das diferentes regiões do Brasil. De acordo com a professora Daniela Machado, “as crianças se encantaram tanto com o frevo, que apresentaram uma linda coreografia na Festa Junina, além de participarem da tradicional quadrilha com as famílias”.
 
Ao final de um semestre repleto de descobertas feitas por nossos pequenos a partir das atividades do “Culturas de lá e de cá”, percebemos que o trabalho interdisciplinar possibilitou a ampliação do conhecimento de mundo e o desenvolvimento de valores no tangente ao respeito pela diversidade cultural.

Arquivo de notícias

+ Notícias

Acontece
no AB Sabin

Lembretes

Av. Martin Luther King, 2266/2280 / São Francisco / 05352-020 / São Paulo - SP / Telefone: 55 (11) 3716.5666
© 2017 Colégio AB Sabin