Fazendo descobertas além dos muros da escola + Fotos

Fazendo descobertas além dos muros da escola

11/10/2017 18:34:13 As crianças da Educação Infantil estão inseridas em um mundo de constantes descobertas. A escola tem o papel de mediar o conhecimento teórico e prático transmitido aos alunos e propiciar vivências que lhes permitam construir um repertório para a vida.
 
Nesse contexto, as saídas pedagógicas contribuem para uma aprendizagem além dos muros da escola, possibilitando que as crianças reflitam sobre os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos. “Por isso, nossas saídas são programadas com o objetivo de ampliar as descobertas sobre temas que os pequenos já vivenciaram no colégio”, explica a professora Patricia Melo.
 
Este ano, os alunos do Maternal II visitaram a fazendinha Pet Zoo, onde reconheceram e nomearam diferentes espécies de animais, perceberam sons e odores em diversos contextos naturais, e refletiram sobre atitudes de respeito ao meio ambiente.
 
“As turmas do Pré I estudaram a importância da alimentação saudável em nossas vidas. Nas aulas de culinária, fizemos receitas que contribuíram para um desenvolvimento sadio e equilibrado das crianças. Como complemento a essas atividades, elas visitaram a Fazenda Ituaú, onde conheceram o minhocário, mexeram na terra, observaram o plantio de mini legumes, como berinjela e abobrinha, e plantaram mudas de pimentão”, conta a professora Ayni Shih.
 
Já o Pré II intensificou seus estudos sobre o folclore brasileiro e o escritor Monteiro Lobato em um divertido passeio no Sítio do Picapau Amarelo. “É importante ressaltar que, antes de cada saída, estimulamos a curiosidade dos pequenos perguntando o que eles acham que vão encontrar nos lugares que vamos visitar. Alguns, às vezes, têm conhecimentos prévios sobre os locais, e outros dão asas à imaginação para tentar adivinhar o que vão descobrir”, afirma a professora Fernanda Nalin.
 
Ao mesmo tempo, as professoras ampliam os conhecimentos prévios dos alunos de acordo com as propostas pedagógicas, para que eles possam aproveitar melhor o passeio e explorar novas descobertas a partir do que já aprenderam sobre o tema em sala de aula.
No retorno, a vivência é retomada, validando ou refutando as hipóteses anteriormente levantadas pelas crianças. Com isso, diferentes áreas de conhecimento são trabalhadas e nossos pequenos ampliam sua visão de mundo!

Arquivo de notícias

+ Notícias

Acontece
no AB Sabin

Lembretes

Av. Martin Luther King, 2266/2280 / São Francisco / 05352-020 / São Paulo - SP / Telefone: 55 (11) 3716.5666
© 2017 Colégio AB Sabin