A Mostra Cultural e o trabalho interdisciplinar + Fotos

A Mostra Cultural e o trabalho interdisciplinar

09/11/2017 19:19:16 A Educação Infantil abrange uma faixa etária que tem como principal característica a curiosidade pelo saber. As crianças são ávidas por conhecimento e a escola deve potencializar esse interesse, explorando temas diversificados e propiciando cenários de pesquisa e práticas pedagógicas que contemplem possibilidades interdisciplinares.
 
“É nesse cenário que os projetos do AB Sabin se estruturam e visam dar sentido às aprendizagens, considerando a escuta minuciosa do que pensam e narram nossos pequenos”, explica a coordenadora pedagógica Suzy Vieira Março de Souza. “Nessa perspectiva, para compor a Mostra Cultural 2017, usamos os pressupostos do projeto interdisciplinar como modalidade organizativa do fazer pedagógico”.
 
Com o tema “Culturas de cá e de lá”, a mostra abarcou, no decorrer de todo o processo, aspectos criteriosos e abrangentes de pesquisa, busca pelo protagonismo das crianças, desenvolvimento do espírito investigativo, flexibilidade curricular, construção de conhecimentos com sentido e profundidade, socialização de saberes e aprendizagens significativas que ultrapassaram os limites das áreas curriculares isoladas e propiciaram a ampliação do conhecimento de mundo dos alunos.
 
Cada turma explorou de forma mais específica as culturas de diferentes países e, ao longo do ano, partilhou suas descobertas por meio de pequenas exposições realizadas nos murais da escola, nas apresentações de Festa Junina, nas aulas cotidianas, nas propostas de culinária, entre outras atividades envolventes e prazerosas.
 
“Com o Maternal I, fizemos uma verdadeira imersão nas culturas da África e do Egito, e com o Maternal II, conhecemos as peculiaridades e a beleza das tradições italiana e francesa. Ficamos encantados com as tradições da China e da Turquia, apresentadas pelo Pré I, e apreciamos aspectos marcantes da cultura brasileira com os trabalhos do Pré II”, conta Suzy Souza.
 
De acordo com a coordenadora, todas as turmas se beneficiaram muito com a prática interdisciplinar, que foi sustentada por uma escuta apurada e pela mediação dos professores no desenvolvimento de cada etapa e pelo estabelecimento de relações entre um conteúdo e outro. O envolvimento das famílias também foi muito importante, pois elas estimularam ainda mais as descobertas das crianças, colaborando com as pesquisas e partilhando suas vivências.
 
Assim, ao longo do ano, os temas foram abordados com os alunos gradualmente e os trabalhos foram desenvolvidos à medida em que eles se apropriavam da essência do projeto, que culminou com a Mostra Cultural, realizada em 21 de outubro. A mostra também trouxe produções do “Mochilando: pé na estrada”, feitas pelas turmas do Integral, que enriqueceram a visão de mundo das crianças por meio de viagens imaginárias por países como Chile, Escandinávia, Índia, Rússia, Madagascar e Austrália. “No dia do evento, era evidente o brilho nos olhos de nossos pequenos ao compartilhar suas descobertas com os visitantes e apresentar orgulhosamente seus trabalhos”, afirma Suzy Souza.
 
Durante o processo, foi necessária uma postura de abertura para o desconhecido, para o não-determinado, e flexibilidade para reformular objetivos e percursos anteriormente planejados, considerando novos questionamentos e interesses que foram surgindo. “Visamos, enfim, possibilitar que nossos pequenos conhecessem aspectos de diferentes culturas e construíssem sua própria identidade com base em valores de respeito e cidadania”, finaliza a coordenadora. 

Arquivo de notícias

+ Notícias

Acontece
no AB Sabin

Lembretes

Av. Martin Luther King, 2266/2280 / São Francisco / 05352-020 / São Paulo - SP / Telefone: 55 (11) 3716.5666
© 2017 Colégio AB Sabin