AB Sabin Responde: Ensinar inglês ou ensinar EM inglês?

AB Sabin Responde: Ensinar inglês ou ensinar EM inglês?

05/12/2017 16:31:34 Os primeiros anos de vida de uma criança são feitos de descobertas. Por isso, é fundamental que as escolas de Educação Infantil proporcionem um aprendizado baseado em estímulos, experiências e novas formas de interagir com o mundo e com as outras pessoas, sempre respeitando o desenvolvimento de cada aluno.

“No AB Sabin, essa trajetória de descobertas torna-se ainda mais viva e emocionante, pois incentivamos o conhecimento de mundo e atuamos na formação pessoal e social das crianças, estimulando a descoberta corporal, afetiva e intelectual de si, do outro e das regras que regem os relacionamentos em sociedade”, explica Monica Mazzo, diretora pedagógica do Colégio.

No que diz respeito ao conhecimento de mundo, o AB Sabin acredita que o contato com a língua inglesa desde a infância seja essencial, principalmente porque as crianças estão mais abertas a novos horizontes e ao conhecimento de novas culturas, desenvolvendo um relacionamento natural com o vocabulário e as estruturas do idioma.

“Não há uma idade ideal para aprender uma segunda língua. O mais importante não é quando, mas como. Não adianta a criança aprender cedo, se as condições não forem adequadas. É essencial respeitar o ritmo de cada aluno e promover a exposição ao idioma de forma concreta, lúdica e agradável, em um ambiente estimulante à aprendizagem”, conta Marion Celli, professora de Inglês do AB Sabin.

O primeiro passo é despertar o interesse das crianças por este novo sistema linguístico-cultural. Por isso, a proposta pedagógica do ensino de Inglês do AB Sabin tem como foco principal a apresentação do idioma estrangeiro como mais uma forma de se expressar e descobrir o mundo.

Imersos num contexto em que a professora só se comunica em Inglês, os alunos têm que desenvolver estratégias para compreender aquela língua diferente. A partir de músicas, vídeos, contações de histórias e jogos, eles, aos poucos, se encantam com as aulas.

Outro aspecto fundamental do ensino de Inglês nessa faixa etária é que as crianças aprendem de maneira concreta, então é preciso dramatizar o conteúdo das aulas e utilizar objetos reais para que o idioma faça sentido. O concreto é essencial para que elas incorporem essa nova linguagem.

“Com base nessa identificação com a língua inglesa, os alunos demonstram, ao longo do ano, uma evolução linguística bastante significativa - não apenas em nível de recepção, como de produção. E o que antes era incomum e não familiar, pouco a pouco, se transforma em um mundo mágico que proporciona novas descobertas!”, finaliza Marion Celli.

Arquivo de notícias

+ Notícias

Acontece
no AB Sabin

Lembretes

Av. Martin Luther King, 2266/2280 / São Francisco / 05352-020 / São Paulo - SP / Telefone: 55 (11) 3716.5666
© 2017 Colégio AB Sabin