Os jogos, as brincadeiras e o desenvolvimento infantil

Os jogos, as brincadeiras e o desenvolvimento infantil

16/01/2018 12:37:07 Em todas as atividades desenvolvidas no AB Sabin, a ludicidade cumpre papel fundamental. Música, arte, brincadeiras e jogos ajudam a tornar mais atrativo o aprendizado e auxiliam a descoberta de si e do outro.
 
O brincar faz parte da criança, é uma atividade natural e espontânea, mas também necessária para o desenvolvimento do raciocínio, das habilidades motoras, da expressão corporal e da consciência emocional.
 
“Tudo o que as crianças aprendem é por meio da brincadeira. Elas exploram o mundo enquanto brincam. Assim, adquirem novos conhecimentos e aprendem a interagir com os colegas, em situações de cooperação e competição, que envolvem autonomia e resolução de conflitos”, explica a professora Raquel Alves.
 
Por meio de atividades diversas propostas pelas professoras e realizadas em diferentes espaços do AB Sabin, ou de momentos destinados ao livre brincar, os alunos socializam com os colegas e constroem sua própria identidade enquanto se divertem.
 
“Na classe, apresentamos diferentes jogos, condizentes com o conteúdo desenvolvido nas aulas. Na brinquedoteca, as crianças brincam livremente e soltam a imaginação usando os brinquedos disponíveis ou inventando histórias. No parque e no pátio, trabalhamos brincadeiras tradicionais como esconde-esconde, pega-pega e triciclo. Já na quadra e no espaço de eventos, proporcionamos brincadeiras mais dirigidas, que têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades específicas”, conta Raquel Alves.
 
Todo esse trabalho com jogos e brincadeiras que permeia o ciclo da Educação Infantil contribui para o desenvolvimento integral da criança, que, por meio de uma atividade tão natural de seu cotidiano, amplia seu conhecimento de mundo.

Arquivo de notícias

+ Notícias

Acontece
no AB Sabin

Lembretes

Av. Martin Luther King, 2266/2280 / São Francisco / 05352-020 / São Paulo - SP / Telefone: 55 (11) 3716.5666
© 2018 Colégio AB Sabin