O afeto impacta o desenvolvimento infantil?

O afeto impacta o desenvolvimento infantil?

22/11/2018 12:43:48 Os primeiros anos de vida de uma criança são repletos de conquistas e descobertas. Não é por acaso que tanto se fala da importância de um olhar atencioso para a primeira infância. Em ambientes ricos de estímulos apropriados e afeto, em que os adultos demonstram interesse pela criança e onde ela é protegida e se sente segura, com certeza ela se desenvolverá bem.
 
Um colo oferecido em um momento de medo, o olho no olho na hora de elogiar uma atitude, um abraço ou uma risada bem humorada quando as coisas não saem como a criança esperava. É assim, com gestos do dia a dia, que podemos colocar em prática um consenso precioso da neurociência: o afeto oferecido à criança na primeira infância impacta o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva.
 
Ao acolhermos nossos pequenos aqui no AB Sabin, temos a clareza de que esse ambiente é o primeiro de sua vivência fora do âmbito familiar. Por isso, desde o início, buscamos uma interação afetuosa, responsiva e estimuladora, para que eles se sintam seguros e motivados para novos aprendizados e descobertas.
 
Quando a criança se sente importante na relação com o adulto, porque ele a trata de forma acolhedora, com afeto, atenção e carinho, ela consegue estabelecer vínculos e relações positivas com os colegas e consigo mesma. E todo esse processo favorece o seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social.
 
Assim, ao longo da Educação Infantil, nós construímos uma conexão de afetos que contribui para o enriquecimento do aprendizado dos alunos. Ao serem cuidados, eles aprendem a cuidar de si mesmos e dos outros. Ao serem acolhidos, desenvolvem desde cedo valores como respeito e solidariedade. Ao serem ouvidos e orientados, percebem-se como parte integrante do meio social.
 
Fabiana Kalandjian Haroutounian
Professora do Maternal I.

Arquivo de notícias

+ Notícias

Acontece
no AB Sabin

Lembretes

Av. Martin Luther King, 2266/2280 / São Francisco / 05352-020 / São Paulo - SP / Telefone: 55 (11) 3716.5666
© 2018 Colégio AB Sabin