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Como a criança pode desenvolver autonomia?

Os primeiros anos de vida de uma criança são feitos de descobertas. Por isso, é fundamental que as escolas de Educação Infantil proporcionem um aprendizado baseado em estímulos, experiências e novas formas de interagir com o mundo e com as outras pessoas, sempre respeitando o desenvolvimento de cada aluno.

“No Colégio AB Sabin, essa trajetória de descobertas torna-se viva e emocionante, pois incentivamos ainda mais o conhecimento de mundo e atuamos na formação pessoal e social das crianças, estimulando a descoberta corporal, afetiva e intelectual de si, do outro e das regras que regem os relacionamentos em sociedade”, explica Monica Mazzo, diretora pedagógica do AB Sabin.

Com uma filosofia educacional centrada em valores humanistas, o AB Sabin acredita que o desenvolvimento da autonomia, do respeito e da ética são fundamentais na primeira infância. No caso da autonomia, que deve ser estimulada pelas famílias e pela escola desde cedo, o processo pode começar com pequenas tarefas do dia a dia que as crianças conseguem fazer sozinhas.

“Deixar que os alunos façam sozinhos atividades como organizar seus materiais, arrumar os brinquedos, tirar e colocar a meia e o tênis, abrir as embalagens dos lanches, escovar os dentes e resolver pequenos conflitos com os colegas é essencial para que eles desenvolvam autonomia. Os adultos podem supervisionar e incentivar a criança enquanto ela desempenha uma tarefa, mas o ideal é que eles não façam intervenções. Assim, a criança se sente mais confiante e segura para enfrentar novos desafios que surgirem”, afirma Fernanda Nalin, professora do Pré II do AB Sabin.

Essa confiança que os alunos adquirem conforme descobrem o que já conseguem fazer sozinhos em seu cotidiano, não só na escola, mas também em casa, contribui para o aprendizado de novas habilidades. “Ao criarmos um ambiente em que as experiências são significativas, a ludicidade é suporte para todas as atividades desenvolvidas e os professores têm sempre um olhar atento às necessidades dos alunos, com empatia e afeto, acreditamos que cumprimos nosso objetivo de cuidar educando e educar cuidando”, finaliza Monica Mazzo.

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