Notícias


Com pequenas atitudes podemos gerar grandes impactos

Em comemoração aos 10 anos do Colégio AB Sabin e 25 anos do Albert Sabin, nossos alunos e professores estão desenvolvendo projetos que gerem impactos positivos na comunidade, validando ainda mais nossos pilares de encantamento e valores humanitários.

Inspirados no exemplo de generosidade de nosso patrono Albert Bruce Sabin, que, ao descobrir a vacina contra a poliomielite, abriu mão de seus direitos autorais para que todas as crianças pudessem ser vacinadas, estamos engajados no Impacta Sabin, elaborando diferentes propostas que possam deixar legados significativos.

Considerando a faixa etária da Educação Infantil, buscamos levantar com as crianças situações-problema que elas percebiam e, com base nessas demandas, cada turma passou a desenvolver as seguintes ações:

Maternal I
Percebendo que, muitas vezes, as crianças se queixam de dorzinha na barriga, na cabeça ou na garganta, os pequenos resolveram construir uma horta espiral de ervas medicinais, como hortelã, poejo, carqueja, para favorecer toda a comunidade escolar.

Maternal II
Depois de explorarem diferentes e divertidas obras literárias, os alunos refletiram sobre o fato de que nem todas as crianças têm as mesmas oportunidades. A partir disso, a turma está engajada em arrecadar livros que servirão para trocas entre as famílias e, posteriormente, serão doados a uma escola da região.

Pré I
Admirados e preocupados com a quantidade de lixo gerado diariamente na escola, os alunos resolveram intensificar a prática da coleta seletiva de lixo. Assim, a turma está separando recicláveis e transformando-os em brinquedos. E ainda pretende colocar a “mão na massa” para efetivamente reciclar papéis.

Pré II
O olhar das crianças está voltado para o impacto ambiental e, por isso, as turmas estão desenvolvendo projetos diferentes. Alguns alunos estão estudando as aves e seu habitat para criar um vídeo informativo sobre os problemas que levam à extinção das espécies e as ações que podem minimizar esse problema. Outros verificam o consumo de água na escola e se propõem a conscientizar a comunidade quanto à importância de reduzir esse consumo e pretendem construir uma cisterna para captação da água da chuva em prol da vegetação do Colégio. Há também alunos que estudam sobre a flora brasileira e vão plantar mudas e doar a instituições que trabalham com reflorestamento.

Integral e Estendido
Preocupados em melhorar a qualidade de sua alimentação, a turma se propôs a construir uma horta vertical com temperos como cebolinha, salsinha, manjericão, entre outros. Posteriormente, os alunos farão também uma composteira, que servirá para a manutenção de todos os plantios da escola.

Que impacto queremos gerar? Queremos deixar o legado de um trabalho colaborativo para a construção de um mundo melhor!

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também