Notícias


Interdisciplinaridade no Mochilando: Pé na Estrada

Descobrir e experimentar o mundo a partir de situações concretas e reais: esse é um dos principais objetivos da Educação Infantil do AB Sabin. A percepção do eu, do outro e dos objetos ao redor compõem o cenário de apropriação e compreensão dos eventos que rodeiam o dia a dia das crianças.

Tal exposição, no entanto, não se dá de modo estanque e fragmentado, mas de maneira complexa e dinâmica. Por isso, a interdisciplinaridade desempenha um papel de grande importância nos primeiros anos escolares. Se o mundo possui tais particularidades, por que aprender sobre ele somente a partir de disciplinas separadas?

É preciso, assim, detectar os pontos em comum de cada disciplina para estabelecer conexões e troca de experiências entre diferentes áreas do conhecimento. O projeto “Mochilando: Pé na estrada”, desenvolvido pela equipe do Curso Integral-Estendido do AB Sabin, é um ótimo exemplo desse tipo de trabalho com foco na construção do conhecimento compartilhado.

Com início em fevereiro, o projeto convidou os alunos a planejar um “mochilão” por vários países, o que resultou em uma investigação minuciosa para determinar o que seria essencial para a viagem. Uma mala para colocar os pertences, uma mochila de mão com objetos que poderiam ser necessários durante a viagem e os meios de transporte mais indicados para chegar aos lugares que o grupo pretendia conhecer.

Foi assim que a mochila, os passaportes e os carimbos para a imigração foram criados e as crianças iniciaram uma jornada que lhes permitiria acumular ricas lembranças dos países estudados.

Chile e Escandinávia
Em março, os pequenos mergulharam na cultura do Chile, conhecendo a bandeira do país, a moeda, as comidas típicas, os brinquedos, as brincadeiras, a música e os principais pontos turísticos.

Em abril, o destino foi a Escandinávia, com a sua grande diversidade cultural e geográfica, as histórias dos vikings e os famosos contos infantis de Hans Andersen, ícones da cultura escandinava e mundial.

Para que tudo isso se concretizasse de maneira lúdica, contamos com o reforço da tripulação especializada do AB Sabin: as professoras Adriana (Integral B), Marion (Inglês), Nivea (Música) e Silvana (Integral A) e os professores Ian e Marcelo (Educação Física). Com um planejamento integrado e coletivo, cada professor desenvolveu o tema geral do projeto da sua maneira, enfatizando as especificidades e potencialidades de cada área.

Nas aulas de Música, a ursinha de pelúcia Lola, com uma malinha recheada de cultura musical, iniciou a viagem com as crianças para o Chile. A cada destino, uma nova descoberta: o idioma do país, as canções tradicionais, as cantigas de ninar, os instrumentos e os jogos musicais.

De acordo com a professora Nivea Scapin, “a simples atividade de cantar uma música proporciona aos alunos o desenvolvimento de uma série de aptidões importantes, como a coordenação visomotora, a imitação de sons e gestos, a atenção, o raciocínio, a linguagem e a expressão corporal”.

Expressão corporal, dança e canto também são o foco das aulas de Educação Física, ministradas pelos professores Marcelo e Ian. Por meio do resgate de jogos e brincadeiras de diferentes culturas previamente estudadas em classe, as aulas proporcionam a prática e o aperfeiçoamento de habilidades motoras básicas, como ritmo e equilíbrio.

Do mesmo modo, as histórias de Hans Andersen foram citadas pelas professoras e aprofundadas por Marion Celli nas aulas de Inglês: “quando pensamos no ensino da língua inglesa para a Educação Infantil, o trabalho interdisciplinar favorece a apropriação de novos conceitos, à medida que o Inglês é apenas mais um modo de se expressar e descobrir o mundo”, explica a professora Marion Celli.

E é assim que a tripulação do Integral-Estendido se prepara para o seu próximo destino, apoiando-se no potencial de cada disciplina para a chegada de novas vivências inesquecíveis!

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também