Proposta Pedagógica

Nossa Proposta Pedagógica cria mais Descobertas

Nossa proposta é baseada em três eixos de atuação: linguagem, pesquisa e ludicidade. Do Maternal I ao Pré II, os alunos são estimulados a participar de atividades que articulam esses eixos de forma a criar descobertas em graus crescentes de complexidade. Respeitando o desenvolvimento das turmas, bem como o de cada criança individualmente, o AB Sabin garante proporcionar aos alunos os direitos de aprendizagem de toda criança: os direitos de brincar, de conviver, de participar, de explorar, de expressar e de se conhecer.

Linguagem – Descobrindo a construção do conhecimento

A qualidade das interações da criança com o mundo está intimamente relacionada à sua capacidade de comunicação, de dar nome às coisas, às pessoas, às próprias sensações e aos sentimentos – e, assim, expressar, compreender, organizar e articular ideias e saberes. O desenvolvimento da linguagem é trabalhado em todas as atividades do AB Sabin, que estimulam os alunos a exercitar, nos diversos momentos e ambientes da vida escolar, suas habilidades de escuta, fala, pensamento e imaginação.

Pesquisa – Descobrindo a capacidade de expressão

Processo de aprendizagem por excelência, a pesquisa é a ação de descoberta do mundo a partir da observação atenta da realidade, da reflexão, da elaboração de hipóteses e da sua verificação por meio de vivências e experiências – dinâmicas que fazem parte do universo infantil naturalmente e que podem ser ainda mais estimuladas, mediadas e aprimoradas. No AB Sabin, as atividades se apoiam na curiosidade inata da criança para fomentar o espírito investigativo dos alunos e a exploração metódica de novos saberes.

Ludicidade – Descobrindo o prazer de descobrir

Especialmente nos primeiros anos de vida, cultivar o aspecto lúdico e prazeroso das primeiras descobertas é fundamental para dar significado às atividades realizadas na escola, fomentar ainda mais a curiosidade da criança e o seu gosto pelo conhecimento. No AB Sabin, isso significa utilizar brincadeiras e jogos diversos para tornar o aprendizado atrativo, sempre com uma intencionalidade pedagógica.

Pesquisa – Descobrindo a capacidade de expressão

Processo de aprendizagem por excelência, a pesquisa é a ação de descoberta do mundo a partir da observação atenta da realidade, da reflexão, da elaboração de hipóteses e da sua verificação por meio de vivências e experiências – dinâmicas que fazem parte do universo infantil naturalmente e que podem ser ainda mais estimuladas, mediadas e aprimoradas. No AB Sabin, as atividades se apoiam na curiosidade inata da criança para fomentar o espírito investigativo dos alunos e a exploração metódica de novos saberes.

Linguagem – Descobrindo a construção do conhecimento

A qualidade das interações da criança com o mundo está intimamente relacionada à sua capacidade de comunicação, de dar nome às coisas, às pessoas, às próprias sensações e aos sentimentos – e, assim, expressar, compreender, organizar e articular ideias e saberes. O desenvolvimento da linguagem é trabalhado em todas as atividades do AB Sabin, que estimulam os alunos a exercitar, nos diversos momentos e ambientes da vida escolar, suas habilidades de escuta, fala, pensamento e imaginação.

Ludicidade – Descobrindo o prazer de descobrir

Selo UNESCO

Desde outubro de 2008, o Colégio Albert Sabin integra o Programa de Escolas Associadas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O Programa está presente em 180 países e reúne mais de 8.500 instituições de ensino em torno de objetivos comuns.

Como escola-irmã do Sabin, o AB Sabin também assume o compromisso com os objetivos do PEA (Programa de Escolas Associadas): educar para a cultura de paz, a sustentabilidade e o diálogo intercultural. Participamos, assim, de um intercâmbio entre escolas e educadores do mundo inteiro, o que nos permite avaliar nossas práticas pedagógicas com base em parâmetros internacionais de qualidade.

Para saber mais, acesse www.peaunesco.com.br