Fique por dentro


Chegou o momento de escolher a escola do meu filho, e agora?

A escolha da escola não é uma tarefa fácil para as famílias. Pode ser uma longa jornada até encontrar uma instituição cujo projeto pedagógico esteja alinhado aos seus valores e expectativas.

Com base em nossa experiência, elencamos alguns pontos que podem ajudar nesse processo de escolha:

  • Proposta pedagógica

Conhecer a proposta pedagógica é fundamental e, especialmente quando se trata de Educação Infantil, a preocupação com a “transmissão de conhecimento” deve dar lugar a uma concepção mais dinâmica de aprendizagem, que promova o desenvolvimento integral e na qual o cuidar caminhe junto com o educar. Além disso, é importante que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estejam garantidos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, por meio das brincadeiras e interações.

  • Espaço físico e natureza

O espaço físico deve garantir inúmeras experiências e explorações. Boa conservação, higiene e organização são essenciais, mas não bastam. Um espaço educativo deve possibilitar interações, ser convidativo e preparado com intenção pedagógica, para que as crianças se sintam instigadas a viverem experiências diversas. Atente-se também para a garantia do contato direto com a natureza, fator importante para o desenvolvimento saudável.

  • Qualidade da equipe pedagógica

Um dos fatores mais relevantes para uma educação de qualidade é a capacitação dos profissionais que trabalham com as crianças. Uma equipe bem formada, que aprimora constantemente suas práticas, que é valorizada e desenvolve um trabalho em conjunto com coordenação pedagógica, direção e demais profissionais, é a base para uma escola de qualidade.

  • Referências

Ao conhecer uma escola, busque referências de famílias que tiveram ou têm os filhos matriculados nesse local. Ouvir a opinião de quem “vive” a escola pode ser valioso para essa tomada de decisão. Saber como as propostas se desenvolvem no dia a dia, como as crianças se sentem nesse espaço, como são acolhidas e até mesmo entender como se dá a relação entre família e escola é fundamental.

Esses são alguns dos pontos aos quais a família deve se atentar na hora de escolher uma escola de Educação Infantil. Não esqueçam que a busca deve ser por um lugar de brincar, de explorar o mundo por meio de diferentes linguagens, de entrar em contato com o universo letrado, artístico e diverso, de viver experiências enquanto se desenvolve corpo, mente, fala, imaginação e senso de coletividade, ou seja, um espaço que potencialize múltiplas vivências na infância.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também