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Educação infantil não é brincadeira e impacta no futuro para toda a vida

Pais e cuidadores almejam que, um dia, suas crianças se tornem adultos ativos, comprometidos, independentes, realizados, que saibam amar e que sejam cercados de pessoas que os amem também. Mas essas competências não surgem de uma hora para outra nem resultam de ações somente na vida adulta. Trata-se de um processo formativo que se inicia muito antes do que se possa imaginar, na primeira infância, e que terá repercussões por toda a vida.

Imagine que cada criança está em plena expansão de seu cérebro, realizando bilhões de conexões por dia, adquirindo vocabulário, desenvolvimento motor, raciocínio lógico, descobrindo e aprendendo a administrar suas emoções. Nessa etapa, 90% de suas conexões neurais serão estabelecidas. Isso acontece na realidade de cada uma delas, mas em qual contexto ela está inserida? Qual o impacto dos estímulos e das relações que ela tem nessa fase inicial da vida? Será que é mesmo necessário investir em uma Educação Infantil séria e comprometida com a Primeira Infância ou a escola “para valer” só começa depois?

As pesquisas já responderam a essas questões e está mais do que na hora de nossa sociedade valorizar a etapa inicial de ensino, por se tratar de um período extremamente sensível ao aprendizado para todas as crianças.

O contexto favorável, com a presença e atuação direta de pessoas qualificadas para manejar situações cotidianas, o convívio com outras crianças, com a natureza, com materiais e um currículo vivo e ativo são elementos fundantes para uma infância plena. Segundo a Fundação Maria Cecília, “a ciência mostra que os efeitos positivos desses cuidados transcendem o período da infância, impactando condições de saúde, construção de vínculos afetivos, escolaridade e até mesmo oportunidades de trabalho na vida adulta. Investir no começo da vida de uma criança é investir no presente e no futuro de toda a sociedade.”

O Estado também já percebeu a importância de investir na Educação Infantil ao promulgar o Marco Legal da Primeira Infância, em 2016, selando o dever de estabelecer políticas públicas, planos e serviços para crianças de até seis anos, a fim de garantir seu desenvolvimento integral. Dessa forma, as crianças são sujeitos de direito, hoje.

Educação Infantil não é brincadeira! É tempo de aprender, e muito, por meio do brincar, linguagem principal da infância. Brincar, para a criança, é coisa séria e essa prática precisa ser privilegiada no fazer pedagógico.

A Educação Infantil é a base da escolarização, e por ser base, é chão, é fundação, é o momento em que se constituem as estruturas para todas as outras aprendizagens vindouras. Não, o ensino “para valer” não começa depois, ele já começou e, quanto antes as famílias e a sociedade perceberem isso, mais rapidamente caminharemos para uma melhora nas condições de vida e de desempenho das próximas gerações.

*Silvia Adrião – Diretora Pedagógica da Escola AB Sabin e Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Albert Sabin.

 

 

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