Os primeiros dias na escola nem sempre são fáceis. Não à toa, chamamos de “período de adaptação”. Adaptação das crianças, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido, e adaptação dos pais, que se preocupam com essa mudança e com como será a reação dos pequenos. A adaptação escolar é esse tempo dado às crianças e aos pais para que se acostumem à nova rotina.
Para Silvia Adrião, diretora da Escola AB Sabin, o papel da escola é acolher – família e criança – com o objetivo maior de promover o bem-estar dos pequenos: “garantimos a oferta de aconchego e conforto físico e emocional, que fará com que logo as crianças estabeleçam um vínculo com as professoras e sintam-se parte integrante do grupo”, reforça.
O planejamento de atividades diferenciadas na escola é fundamental para favorecer uma melhor experiência de adaptação. “Aqui, investimos em propostas motivadoras, que estimulam o interesse das crianças e as deixam com um ‘gostinho de quero mais’”, explica Silvia. Segundo a diretora, fazem parte dessa rotina as rodas de história, atividades artísticas, musicais, brincadeiras ao ar livre, visita à brinquedoteca, entre outras propostas lúdicas.
Com muita parceria, confiança, respeito e carinho, as educadoras promovem um ambiente seguro e uma jornada atrativa. O horário de permanência na escola durante o período de adaptação pode ser gradual e adequado conforme a necessidade de cada criança. Nesse momento tão importante, a parceria e a confiança entre escola e família são imprescindíveis.