As experiências de uma criança nos seus primeiros anos de vida têm profundo impacto na sua constituição cognitiva, emocional, social e física. Quanto mais ricas, diversificadas e instigantes forem as vivências, mais aprendizagens e descobertas serão impulsionadas.
A Escola AB Sabin foi projetada e construída especialmente para promover uma Educação Infantil enriquecedora e de qualidade. Investimos em uma abordagem humanista, acolhedora e pautada no diálogo entre as pessoas, no conhecimento, no respeito às diferentes culturas e nas mais variadas linguagens.
Ser criança é estar no mundo ativamente. A criança investiga, testa hipóteses, se relaciona, faz escolhas, aprende, ressignifica e cria cultura. Essa visão nasce de um profundo respeito pela infância, e é com base nessa concepção que buscamos sempre as melhores referências para uma prática ativa e qualificada de Educação Infantil.
Todo o nosso trabalho é organizado com a intencionalidade de assegurar às crianças os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos pela Base Nacional Comum Curricular: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
O papel da escola das infâncias é promover aprendizagens por meio de propostas desafiadoras, complexas e inspiradoras para as crianças. Propostas que elas possam vivenciar de corpo inteiro, mente e emoção.
Pela concepção de criança que temos, competente e ativa, e com base nas mais recentes pesquisas sobre o desenvolvimento infantil, todo o trabalho da escola é pautado na ludicidade, na investigação e na promoção de diferentes linguagens.
As experiências precoces de domínio de conhecimentos podem formar a base de uma disposição permanente para buscar a compreensão em profundidade sobre tópicos que mereçam atenção no decorrer de toda a vida (baseado no livro “As cem linguagens das crianças”).
Considerando a riqueza das pesquisas e propostas realizadas sob a abordagem projetual, fazemos uso da Documentação Pedagógica como recurso para dar visibilidade às inúmeras descobertas que ocorrem no cotidiano escolar. Fotos, desenhos, pinturas, áudios, registros escritos e variadas produções são usados para contar as histórias pedagógicas das crianças e das turmas e dão subsídios para que os educadores aprimorarem o trabalho.
Neste material, você encontrará um compilado de experiências e propostas que contam dos percursos e das descobertas que as crianças realizaram. As atividades refletem um cotidiano escolar enriquecido pelo contato com a natureza, uma equipe comprometida com o desenvolvimento integral dos pequenos, uma oferta de materiais diversificados e, principalmente, trocas e relações que as crianças estabeleceram entre si, com os adultos e com o conhecimento.
Assim como em uma paleta de cores, em que a variação dos tons nos conta de um mundo plural e belo, organizamos esta documentação de “práticas em cores”, apontando para uma escola também plural e bela!
Inspiração na “Escala de cor das coisas”, de Letícia Lampert.
Clique aqui e confira nossa documentação e o formato de escala de cores!